Continuo na demanda de enviar alternativas para os lanches do Dinis. Continuo e continuarei nas receitas de bolachas! É prático, e dentro do género do que os outros meninos comem a meio da manhã - bolacha maria - e portanto mantém-se a paz e não se geram motins na salinha.
Tenho procurado variar os sabores, para não lhe enviar constantemente a mesma coisa, e esta semana tinha pensado em maçã e canela. Mas como aqui vamos sempre de improviso, tinha mais pêras que maças na fruteira, portanto pêra e canela pareceu-me igualmente bom!
- 100g de farinha de aveia (triturei 100g de flocos de aveia no robot de cozinha)
- 50g de farinha de trigo integral (podem usar farinha de trigo normal)
- 2 pêras
- 1 ovo
- 1 colher bem cheia de manteiga de amêndoa (ou 2 colheres de sopa de azeite)
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos
- canela a gosto
Fiz assim:
- Escorri a água e passei com a varinha mágica até fazer um puré,
- Misturei bem as farinhas e a canela,
- Adicionei o puré de pêra e o ovo e mexi até formar uma massa,
- Juntei a manteiga de amêndoa,
- Formada a massa, adicionei os flocos de aveia e envolvi. Levei a massa ao frigorífico por 1 hora.
- Moldei bolas com as mãos húmidas e pressionei até adquirirem o formato de bolacha. Levei ao forno por 15 minutos a 180 graus.
Ficou um cheiro maravilhoso na cozinha! A textura ficou óptima e ficaram doces q.b., uma vez que apenas têm o açúcar naturalmente presente na fruta - ai, oh pra mim, pareço um anúncio da televisão!
Estas bolachas são simples, caseiras, sem artefactos nem bruxarias, portanto é normal que ao fim de 3 dias estejam mais moles. Eu costumo guarda-las num frasco com tampa hermética, para durarem mais tempo!
Bons cozinhados!
Sem comentários:
Enviar um comentário