domingo, 15 de janeiro de 2017

Os nossos dias e os queques de maçã

Os dias e as noites andam cheios aqui na selva.

As manhãs têm sido uma delícia. Estou a entrar às 11h e o meu marido às 13h30, pelo que o macaquinho dorme o que quer, sem necessidade de tirá-lo da caminha cedo. Quando acorda vem para a nossa cama, e ficamos os 3 a ver bonecos, a namorar e na palhaçada até ele começar a querer saltar em cima de nós ficar impaciente.

Nos próximos 2 meses, e por este motivo, estou sozinha com ele durante a semana, à noite. Esta não é uma logística fácil. No auge dos seus 17 meses com a crescente necessidade de afirmação através do "não", birras próprias da idade, cansaço natural de final de dia, sozinha para banhos, jantar e brincadeiras, os dias ficaram, inevitavelmente mais cansativos e eu menos disponível. Caramba, como é cansativo entreter um bebé de 17 meses. Chegamos a casa, banho e jantar. Depois na sala, percorremos os brinquedos e os livros todos. Guitarra de brincar, peças de encaixe, cubos. Livros com sons. Legos, legos, legos. Bowling. Mais uma história. Pista de carros. Cantamos todas as músicas infantis que conheço e que me lembro de inventar na hora. Olho para o relógio e passaram 15 minutos. Pelamordedeus!!

Quando o ponho na cama, na maior parte das vezes, entro em "coma" até o Pedro chegar, e depois transito para a cama. São só dois meses, são só dois meses, são só dois meses - este é o meu novo mantra.

Para ajudar à festa, as noites estão só caóticas. Entre dentes a nascer, constipações e a mudança de rotina - acho que sente a falta do pai - os motivos são mais que muitos para andar instável. E anda. E andamos nós também, inevitavelmente. Uma família de zombies, ninguém dorme, ninguém descansa.

Por isso hoje, enquanto ele e o pai matavam saudades e brincavam na sala, e eu me vi com tempo livre, o que é que fiz? Dormi uma sesta? Tomei um banho longo? Nope. Fui para a cozinha, preparar a semana e aliviar o stress. Afinal de contas, quanto melhor me preparar, menos ando às aranhas depois. Foi assim que saíram estes queques lindinhos para os lanches e preparei umas panquecas simples de banana e aveia para os pequenos almoços, que aproveitei para fazer em forminhas no forno, já que estava ligado.

Esta receita não é minha, vi num grupo de partilha de receitas para bebés e crianças, mas adaptei os ingredientes e alterei um pouco as quantidades.

Queques de Maçã e Canela

Vão precisar de:


  • 2 maçãs
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo de coco, ou manteiga)
  • 5 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento
  • Canela q.b.
Fiz assim:

  • Cozi as maçãs e com um garfo reduzi a puré,
  • Adicionei os ovos batidos e misturei até ficar homogéneo.
  • Adicionei a farinha, a canela e o azeite e por fim o fermento. Neste passo podem adicionar um adoçante de vossa preferência - açúcar, açúcar mascavado, geleia de arroz, mel, agave, etc.
  • Colocar nas formas, colocar alguns flocos de aveia para decorar e levar a forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos.
O cheiro é maravilhoso, os queques fofinhos e húmidos! Não coloquei nenhum adoçante, pelo que o sabor é ligeiramente doce, ligado ao aroma que a maçã deixa. 

Agora sim, tudo a postos para mais uma semana!

1 comentário: