sábado, 19 de novembro de 2016

Co-sleeping em Part-Time

Desde muito cedo que o Dinis adormece sozinho, na sua cama. No primeiro mês nós andámos às aranhas, a tentar percebe-lo, a tentar compreender o que precisava, o que resultava com ele, e após 4 semanas muito intensas, as coisas começaram a endireitar-se, para o bem do sono de todos cá em casa.

Temos, portanto, uma rotina da hora de deitar que cumprimos rigorosamente, e que resulta 90% das vezes. Ele adormece deitado na caminha, pacificamente, agarrado ao seu doudou, e quando chego à sala e pego no intercomunicador para o espreitar, a maior parte das vezes já apagou. As outras 10%, em que culpamos dentes, cólicas, cansaço e barulhos, nunca deixei o Dinis a chorar sozinho, e ele adormece rapidamente ao colo.

Eu nunca tive, portanto, a experiência do co-sleeping. Tentámos, de facto, naquele período em que tentámos tudo e um par de botas para conseguir que ele dormisse, e para nós, mas principalmente para ele, não foi solução.

Mas nos últimos tempos, as sestas em casa dos avós estavam a ficar muito difíceis! Ele chorava imenso quando o deitava, resistia ao sono no colo, e quando não fazia uma nem outra, eu tinha que ficar à porta a espreitá-lo, com medo que se mandasse da cama abaixo, uma vez que a sesta lá não é em cama de grades.

Até que um dia, não sei bem porquê, resolvi deitar-me ao lado dele, e aconteceu magia. E assim tem sido sempre, em casa dos avós. Devo dizer que dou por mim quase a ansiar esse momento. Hoje deitei-me com ele, tapei-nos aos dois, dei-lhe o doudou para a mão. Virou-se para mim, e riu-se, tão feliz por eu estar ali. Deu-me abracinhos, e ia encostando a bochecha aos meus lábios, para lhe dar beijinhos. Fez-me festas na cara, no cabelo, e adormeceu em 5 minutos, abraçado a mim, a mexer-me na orelha. E eu senti-me quase a rebentar de amor! É bom demais! Especialmente porque parece ser uma coisa de "casa dos avós": em casa à noite, rotina da praxe, soninho da praxe.

Ele agora já dorme, desde as 21h. E eu fico à espera de mais um almoço de família! 💙

Sem comentários:

Enviar um comentário