quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Na nossa mesa: Bolo Engana Maridos

Há muito tempo que queria fazer um bolo para os lanches de todos cá de casa, e que cumprisse as (minhas) regras para ir na lancheira do Dinis para a creche. Entretanto, num belo dia, várias condições se reuniram para que este bolinho maravilha saísse do forno cá de casa. Num rupo de culinária a que pertenço no facebook,  apareciam constantemente fotos de bolos desta receita  - o Bolo de Chocolate que Sai Sempre Bem. Eu tinha cá por casa farinha de alfarroba a terminar a validade, e já andava a utilizar em tudo, bolachas, panquecas, bolos de caneca. E por fim, tinha comprado no Celeiro a geleia de arroz de que falei no ultimo post, e que queria muito testar!

Assim nasceu o Bolo Engana Maridos, que foi assim baptizado porque consegui enganar o Pedro, que acreditou que era de chocolate! Homens.

Vão precisar de:


  • 1 chávena (de 250ml) de farinha de trigo 
  • 1 chávena de farinha de trigo integral
  • 1 chávena de farinha de alfarroba
  • 4 ovos
  • 250 ml de leite
  • 125ml de azeite
  • 4 colheres de sopa bem cheias de geleia de arroz
  • 1 colher de chá de fermento para bolos
Fiz assim:

  • Misturei os ingredientes secos (excepto o fermento)



  • De seguida, juntar os 4 ovos e bater





  • Adicionar o leite e o azeite e mexer muito bem, até formar uma massa de bolo uniforme
  • Adicionar à massa a geleira de arroz e o fermento. Bater bastante a massa para o bolo ficar fofinho - dica da minha avó pasteleira!

  • Colocar a massa numa forma untada (eu coloco em forma de silicone porque sou um desastre a untar formas - desculpa avó! - e levar ao forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos (depende do forno. Façam o teste do palito!)


Aí está ele, o Bolo Engana Maridos! É um bolo fofo e pouco doce. Se estiverem com muita vontade de pecar, juntem pedaços de chocolate na massa do bolo, ou nozes, acho que ficaria muito bem. Eu não juntei nada, porque pretendo enviar este bolo na lancheira do Dinis. E vai na minha também!




 


Sem comentários:

Enviar um comentário